Desde janeiro, Winter’s Bone é considerado pela crítica como um dos filmes que ainda poderá fazer muito sucesso nas premiações. Com o prêmio de Melhor Filme no Festival de Sundance na edição deste ano, a obra indie dirigida por Debra Granik ganhou ainda mais força no circuito alternativo, se juntando a filmes como Blue Valentine, que também foi exibido em Sundance mas não participou da Mostra Competitiva. Além de ter vencido na categoria de Melhor Filme, Winter’s Bone também levou o prémio de Melhor Roteiro e, com isso, se tornou o grande vencedor do Festival de Sundance deste ano.
O filme de Debra Granik conta a história de uma jovem que tenta manter unida a sua família, saindo em busca do seu pai que está desaparecido. O longa-metragem, segundo relatos de agências de notícias que acompanharam a sessão em Park City, emocionou o público e encantou a crítica. Sundance costuma revelar filmes alternativos que desbocam no mercado hollywoodiano. Além de ser o maior festival alternativo do mundo, o evento organizado por Robert Redford sempre teve esse objectivo como meta principal em cada edição que se encerra.
Neste ano, por exemplo, Winter’s Bone dividiu as atenções com o documentário Restrepo, que relata a guerra do Afeganistão a partir da rotina de um ano de soldados norte-americanos. O filme é dirigido pelos jornalistas de guerra Tim Hetherington e Sebastian Junger, que estiveram na companhia de 15 soldados em uma das regiões mais perigosas do Afeganistão. Winter’s Bone, logicamente, vai na direção contrária. Enquanto o documentário choca pelas cenas e pela realidade, o filme de Debra Grinik emociona pelo desespero de uma filha para encontrar o pai, traficante de drogas e jurado de morte na região.
Winter’s Bone se passa em um lugar afastado dos Estados Unidos. O clima gelado faz parte ainda mais desse desespero que é relatado no filme. Debra Grinik consegue englobar estes elementos em contraposição ao que se vê na personagem principal, que tenta unir a sua família sendo a mãe e o pai dos seus irmãos menores. Winter’s Bone tem tudo para emocionar também o público brasileiro com uma história dramática cheia de pontos altos, além de ter um roteiro que não apela para situações extremas, mas se caracteriza pela sutileza. Interpretações marcantes de todo o elenco e um filme que fala sobre o amor e o poder dos laços familiares.
Vinícius Silva | sobaminhalente.comtrailer
0 comentários:
Enviar um comentário